Em 2022 aconteceu a I Semana de Economia Circular em São Paulo, que também foi a primeira do Brasil e da América Latina, reunindo convidados de diversos setores da sociedade civil, indústria e governos.
A Prefeitura de São Paulo, em parceria com a União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI) e com a Fundação Ellen Macarthur (EMF), recebeu 40 representações consulares de 22 países e autoridades municipais do Executivo e do Legislativo para a abertura da I Semana de Economia Circular.
Ao longo de dois dias e divididos em 7 painéis, foram compartilhados desafios, oportunidades e boas práticas com agentes governamentais das cidades de São Paulo, Bogotá, Montevidéu e Buenos Aires, além de representantes de diversos setores produtivos e iniciativas da sociedade civil.
A Ideia Circular contribuiu para as discussões em dois desses painéis. A Léa Gejer trouxe a sua experiência no painel Cadeia Produtiva Circular (Painel 6) e a Carla Tennenbaum no debate sobre Negócios e Práticas Circulares (painel 7). A contribuição também seguiu com o estudo do conteúdo gerado no evento, a redação e desenvolvimento do relatório (faça download abaixo), que sintetiza todo o conhecimento discutido e abordado durante a Semana.
A I Semana de Economia Circular de São Paulo sinaliza a importância e o potencial de incorporar a economia circular ao desenvolvimento de políticas públicas e a setores industriais, de serviços e educacionais. Assim, o relatório do encontro contribui nessa busca por uma nova forma, mais positiva e circular de planejar as atividades produtivas e as cidades latino-americanas.
No documento você encontra as principais ideias discutidas nos 7 painéis do evento:
- Painel 1: Mudanças climáticas e Economia Circular
- Painel 2: Educação e Economia Circular
- Painel 3: Alimentos e Economia Circular
- Painel 4: Cidades UCCI e Economia Circular
- Painel 5: Gestão de Resíduos
- Painel 6: Cadeia Produtiva Circular
- Painel 7: Negócios e Práticas Circulares
- Documentário: Economia circular dos alimentos em São Paulo
Você pode receber o relatório da I Semana de Economia Circular de São Paulo gratuitamente por aqui.
São Paulo e a Economia Circular
Em abril de 2021, o município de São Paulo anunciou o projeto Sampa Circular, indicando seu compromisso com a transição para a economia circular. Como parte do projeto, São Paulo se tornou a primeira cidade do mundo a ocupar a posição de parceira estratégica da Fundação Ellen Macarthur, acompanhada por Nova York e Londres nos meses seguintes.
O município tem se envolvido em diversas ações ambientais como a assinatura do Compromisso Global por uma Nova Economia do Plástico em 2019 e a participação na Iniciativa de Alimentos no mesmo ano, além de projetos premiados como o Ligue os Pontos, que foi destacado durante a I Semana de Economia Circular de São Paulo. Você pode ler mais sobre as ações e intenções da cidade nesta entrevista que fizemos com membros da Secretaria Municipal de Relações Internacionais de São Paulo!
Receba o Relatório!
A elaboração e publicação do Relatório da I Semana de Economia Circular de São Paulo foi conduzida pela Ideia Circular como parte do projeto ‘Economia circular como mecanismo inovador de implementação da Agenda 2030’, com apoio estratégico da UCCI (União das Cidades Capitais Ibero-Americanas) e coordenação da Prefeitura Municipal de São Paulo, envolvendo as cidades de Bogotá, Buenos Aires, Montevidéu e São Paulo.
Agradecemos a oportunidade de sintetizar e compartilhar os aprendizados gerados durante o evento, o que se alinha com a nossa missão de difundir o pensamento circular de forma qualificada, e apoiar profissionais, empresas, governos e iniciativas locais com critérios para o desenho circular de produtos e sistemas, trazendo inovação e comunicação da pequena à larga escala.
Clique aqui e preencha seus dados para receber a sua cópia gratuita do relatório!