Estamos vivendo um momento crítico da nossa história política. Entendemos que esse segundo turno é diferente de qualquer outro que já vivemos, e vai definir o caminho que queremos seguir enquanto país: construindo e fortalecendo a nossa democracia, ou nos rendendo ao autoritarismo.
Os últimos quatro anos do governo Bolsonaro mostraram um governo racista, misógino e autoritário, com militarização das diversas instâncias, embate constante ao sistema judiciário e à imprensa, e desmonte das instituições ambientais, educacionais, culturais e científicas, isolando o Brasil do restante do mundo democrático.
Nos posicionamos a favor da democracia, da floresta, dos povos originários e quilombolas, das mulheres, da igualdade, da liberdade, da ciência, da cultura, da sustentabilidade e da circularidade. Por isso, neste momento, nos posicionamos contra o governo Bolsonaro, e apoiamos a candidatura do ex-presidente Lula.
Independente de quaisquer críticas ou divergências em relação às políticas e posicionamentos do PT, entendemos que durante os 8 anos em que foi presidente, Lula manteve o respeito às instituições democráticas e o diálogo com diferentes correntes políticas, organizações ambientais e forças da sociedade civil. Respeito e diálogo esses que não existiram nos últimos 4 anos, e por isso consideramos a continuidade do atual governo uma ameaça inaceitável à nossa e às futuras gerações.
Seguimos atentas e determinadas na construção do futuro circular e libertário que desejamos para o Brasil e para o mundo.
Léa Gejer e Carla Tennenbaum
Muito importante esse posicionamento político do qual também partilho como cidadã. É tempo de reconstrução, novas soluções, visões realistas sobre o presente e o futuro.
Chegando ao email que levou ao link que me trouxe até aqui somente agora, mas reitero a importância da publicização desse posicionamento e agradeço, pois realmente corremos muitos riscos no período. Mas sabemos que a luta é constante.