Uma nova e inovadora marca de móveis e utensílios domésticos sustentáveis surgiu no mercado e pretende transformar radicalmente a forma como o mobiliário é produzido. A matéria-prima é onde a startup de móveis digitais Pentatonic se distingue de seus concorrentes industriais, com sua linha de utensílios de design contemporâneo fabricados inteiramente de resíduos pós-consumo.
O conceito – liderado por Jamie Hall, ex-diretor global do NikeLab da Nike e chefe de marketing na Levi’s britânica, e por Johann Boedecker, ex-diretor de negócios corporativos da Miniwiz – já obteve atenção significativa e atraiu 4,7 milhões de euros em sua primeira rodada de financiamento. A marca planeja lançar sua primeira coleção de mobiliário customizável e desmontável durante o Festival de Design de Londres deste ano.
Ao contrário de muitas outras ofertas no mercado, os produtos da Pentatonic são totalmente recicláveis e oferecem uma garantia de recompra, estabelecendo assim um modelo circular em que os consumidores desempenham o papel de cliente e fornecedor ao mesmo tempo. Uma vez recuperadas, as matérias-primas são adicionadas de volta ao ciclo de produção, recicladas, reconstruídas e revendidas.
A circularidade é incorporada ao design de cada produto da Pentatonic – os componentes ajudam na construção de cada peça, eliminando a necessidade de processos de montagem complicados ou colas e resinas carregadas com produtos químicos, além de minimizar desperdícios desnecessários. Além disso, os materiais pós-consumo são escolhidos para os produtos com base em suas propriedades únicas e possibilidades de aplicação.