Em 2018 trouxemos muitos conteúdos para quem se interessa por economia circular:
Falamos sobre a diferença entre (1) downcycle e (2) upcycle, sobre a relação entre (3) economia circular e economia compartilhada, sobre a (4) presença crescente da economia circular na mídia, e indicamos alguns (5) cursos online de aprofundamento sobre o assunto. Olhamos também, de forma geral, como a (6) indústria têxtil e a (7) construção civil podem incorporar princípios de circularidade.
Trouxemos também conteúdos focados no contexto brasileiro: desde uma análise sobre a (8) greve dos caminhoneiros, passando por uma (9) crítica à campanha do Pão de Açúcar para a coleta de cápsulas de café, uma (10) conversa com a Coca-Cola Brasil sobre as novas metas de reuso e reciclagem de embalagens, e estudos de caso sobre inovações das empresas brasileiras (11) Sinctronics (recuperação de plásticos de eletrônicos) e (12) Remaster (pisos elevados). Investigamos formas de enfrentar a ameaça de escassez hídrica através de um entendimento do (13) ciclo da água e, durante as eleições presidenciais, fizemos uma (14) análise dos planos de governo dos candidatos focada nas perspectivas para a economia circular e o meio ambiente.
Além disso, buscamos exemplos e estudos de caso do Brasil e do mundo, para investigar como todas essas ideias vêm sendo realmente colocadas em prática, em vários contextos diferentes.
Alguns dos nossos preferidos:
- (15) 4 empresas que se destacam no design circular,
- (16) O aplicativo brasileiro de reciclagem que ganhou prêmio de inovação na França
- (17) O projeto de bateria que recarrega no sal e vinagre
- (18) O novo robô de reciclagem da Apple (o robô em si não é nosso favorito, mas a iniciativa levanta questões interessantes..)
- (19) O aluguel de jeans da MudJeans
- (20) 5 iniciativas para promover a circularidade na indústria têxtil
- (21) Pesquisadores que usam a nanotecnologia para desenvolver um polietileno que substitui as embalagens laminadas, facilitando sua reciclagem
- (22) Outra pesquisa que vem desenvolvendo um plástico que pode ser reciclado infinitamente, sem perda de qualidade.
Trouxemos também um estudo de caso especial, porque desenvolvido pela Léa, em seu escritório de arquitetura Flock: a (23) Casa Circular, o primeiro edifício do Brasil construído para a economia circular e inspirado no Cradle to Cradle. Projetada e erguida em 2017, a casa mantém o valor dos materiais é pensada para utilizar o máximo dos recursos naturais, como água, energia e nutrientes, de forma cíclica.
Deste ano levamos a lembrança especial da curadoria da Léa para o roteiro de economia circular do Festival Path (o maior festival de inovação do Brasil!), que acompanhamos e resumimos em um relato especial para nossa rede.
Encontros de 2018
Também tivemos trocas muito ricas no encontro (24) Lixo: Erro de Projeto, que organizamos em parceria com o IED durante a Semana Lixo Zero de São Paulo em outubro.
E, em novembro, dois eventos especiais: O DIF – Disruptive Innovation Festival, ou Festival de Inovação Disruptiva, é o maior festival online sobre economia circular, e está em sua quinta edição. A Carla apresentou uma sessão (25) sobre design circular e seu trabalho inovador de criação com resíduos industriais de E.V.A.
E, no final do mês, o Fórum de Economia Circular das Américas – CEFA 2018, que aconteceu em Santiago, no Chile. Carla foi representar a Ideia Circular na abertura do evento, e pôde conhecer projetos muito interessantes de todo o continente, que ela mal pode esperar para compartilhar por aqui.
Economia Circular: entenda, desenhe, transforme
2018 foi também o ano de formação da turma pioneira do nosso curso, que na verdade é bem mais que um curso: um processo online de aprofundamento teórico e aplicação prática dos princípios e critérios da economia circular que praticamos, e que se inspira na abordagem Cradle to Cradle. Ficamos muito felizes com o resultado que estamos tendo com essa primeira turma, que reúne pessoas de diversas áreas com o interesse comum de trazer a circularidade de forma efetiva para seus projetos, e tem gerado trocas e insights riquíssimos.
Aproveitamos o final do ano para agradecer sua participação com a gente e desejar que 2019 seja ainda mais produtivo e criativo. Rumo a um futuro circular!