Um erro de design. O lixo é um erro de design. Simples assim. É esse o título da oficina que será dada pela Léa, uma das fundadoras da Ideia Circular.
Nas metrópoles, encontramos muito lixo, em grande volume produzido pela construção civil, estando também presente dentro dos nossos edifícios (resíduos domésticos). Essa situação é reflexo do modelo linear de desenvolvimento praticado há muitos anos.
No modelo linear, os recursos são extraídos, modelados em produtos, vendidos e descartados em aterros ou por meio de incineradores.
A proposta do curso é apresentar a alternativa a essa situação: a criação de produtos, edifícios e cidades seguros e saudáveis para os seres humanos e a natureza. Nesse modelo, não há espaço para lixo.
O processo projetual deve assim ser repensado para que estimule a concepção de materiais construtivos, edifícios e sistemas urbanos que gerem efeitos positivos para usuários e biosfera. Esse entendimento se dá com base na economia circular e nos princípios Cradle to Cradle (C2C).
Ao longo do curso que vai acontecer no IAB-Sp (Instituto de Arquitetos do Brasil), no próximo fim de semana, dias 20 e 21 de janeiro, a Léa, ao lado das arquitetas Katia Sartorelli e Laura Figueiredo, vai apresentar conceitos e expor análises de casos ligados a essa nova concepção.
Nessa abordagem proposta pelo C2C, deve o campo do design utilizar abordagem de abundância e não de escassez na definição dos ciclos de recursos naturais e de materiais construtivos. Seu objetivo deve ser o de escolher adequadamente os recursos ou materiais para que permaneçam úteis o tempo máximo possível.
O que ocorre hoje na lógica linear é justamente o inverso, já que os produtos são desprovidos desse tipo de inteligência. São chamados assim pela teoria C2C de produtos brutos. Como não são feitos com os recursos ideais, há dificuldade para encontrar utilidade para eles no fim da vida útil do produto. Essa impossibilidade de seguir o ciclo biológico ou técnico recebe o nome de lixo. É, portanto, uma situação indesejada, um erro de design.
O curso possui dois módulos com duração de seis horas, totalizando 12 horas de aprendizado. Os temas abaixo serão abordados.
- Introdução ao design Cradle to Cradle e à economia linear;
- Design C2C de produtos, edifícios e cidades: metodologia, casos e aplicação no ambiente construído;
- Inovações e tecnologias no setor construtivo para a economia circular;
- Exercícios práticos e debate.
O valor do curso para os sócios do IAB é R$ 294. Já para os não sócios, o preço é R$ 420. Lembrando que o Instituto dos Arquitetos do Brasil fica na Rua Bento Freitas, 306, em São Paulo. O evento vai ocorrer no Salão. Faça agora sua inscrição no site do IAB!