Economia circular em cidades ibero-americanas: manual da Ideia Circular compartilha metodologia e boas práticas!

Share

O Manual de Economia Circular para Cidades Ibero-americanas, nosso novo livro digital gratuito, foi criado para orientar atores e gestores urbanos na implementação de iniciativas e políticas públicas municipais na transição para a economia circular. 

A publicação faz parte do  projeto “Economia circular como mecanismo inovador de implementação da Agenda 2030”, realizado pela Ideia Circular e Flock com apoio estratégico da União das Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI), e coordenação da Prefeitura Municipal de São Paulo, envolvendo as cidades de Bogotá, Buenos Aires, Montevidéu e São Paulo. Muitas das reflexões e estudos de caso do manual foram baseados nos relatos dos gestores dessas quatro cidades, mas a ideia é que os aprendizados e experiências compartilhadas possam servir de inspiração para outras cidades ibero-americanas.

O Manual traz a importância de se construir uma visão de futuro para cidades circulares da região, onde desafios de alta complexidade exigem um grande esforço de múltiplos parceiros governamentais e industriais e uma ampla colaboração da sociedade civil.  Além de um olhar para esses desafios específicos, o texto explora também as muitas oportunidades da transição para a economia circular em nossas cidades, com o potencial de gerar inovação, novos negócios, empregos verdes, justiça ambiental e reversão da crise climática. 

Para alcançar ainda mais cidades, a publicação foi traduzida para o espanhol e inglês, e em breve estará disponível para download também nessas línguas!

Para  receber a versão original em português , é só clicar aqui ou na imagem abaixo!

E, se você preferir, pode também baixar as versões em espanhol ou inglês.

O que você encontra no manual

O manual está dividido em três partes: Entenda, Planeje e Transforme!

Entenda: você vai conhecer as principais bases teóricas da economia circular, refletir sobre os desafios e oportunidades específicos ao contexto ibero-americano, e ver como esse tema vem sendo abordado em cidades.

Planeje: você vai percorrer um passo a passo de como planejar ações e estratégias circulares para a sua cidade, através da análise do contexto local, desenvolvimento de uma visão de futuro e elaboração de um mapa de percurso.

Transforme: você vai explorar alguns mecanismos para viabilizar a implementação da visão de economia circular na sua cidade, tanto na esfera das políticas públicas ligadas diretamente ao governo municipal, quanto em relação a outros setores da sociedade que fazem parte dessa transformação.

As 5 áreas chave

A economia circular aplicada às cidades é um tema bastante complexo, que envolve diferentes fluxos de pessoas, nutrientes, água, energia e resíduos. Por isso, o manual diferencia 5 áreas-chave para melhor direcionar os esforços de planejamento e implementação da economia circular no ambiente urbano.

Você pode entender mais sobre essa divisão, e como aplicar a economia circular de forma prática nas cidades, baixando o manual completo por aqui!

E depois?

Nossa missão, desde que fundamos a Ideia Circular em 2015, é justamente difundir o pensamento circular de forma qualificada, e apoiar profissionais, empresas, governos e iniciativas locais com critérios para o desenho circular de produtos e sistemas, trazendo inovação e comunicação da pequena à larga escala.

Por isso mesmo, ficamos muito gratas pela oportunidade de produzir o Manual como mais uma contribuição para essa grande mudança de paradigma na busca por uma nova forma de habitar o planeta – e as cidades!

Foi um prazer trabalhar com a União das Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI) e as quatro prefeituras participantes do projeto, conhecer e compartilhar alguns dos projetos inovadores que já estão sendo colocados em prática. 

Esperamos que você e a sua cidade possam usufruir dessas referências e desse passo a passo na construção de um futuro mais circular e regenerativo! 

Se ainda não recebeu o Manual, é só solicitar a sua cópia digital gratuita por aqui.

Depois conta pra gente o que você achou? Vamos ficar felizes em receber seu feedback, comentários ou indicações de outros programas e iniciativas circulares em cidades brasileiras / ibero-americanas. 

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Continue lendo a postagem