Economia Circular na Prática:

um passo a passo para transformar o seu produto, serviço ou projeto em um exemplo de inovação para a economia circular!

As inscrições estão abertas! (só até terça-feira, 07/02)
dias
hrs
min
secs

Se você sente falta de uma visão positiva e critérios claros para direcionar as decisões no seu trabalho ou no seu dia a dia, e participar desse grande movimento, não precisa procurar mais! 

Neste treinamento pioneiro você vai encontrar uma base teórica sólida sobre economia circular, fundamentada na metodologia Cradle to Cradle, acompanhamento ao vivo e exercícios de aplicação mão na massa para os seus projetos, em um percurso passo a passo para desenhar produtos e sistemas efetivos, que sejam bons para as pessoas, para os negócios e para o planeta.

A economia circular é mais do que uma tendência. É ao mesmo tempo uma visão de futuro e uma abordagem prática, que tem inspirado um grande movimento de transformação da nossa forma de produzir, consumir e habitar o planeta.

Mais do que apenas reduzir os danos ambientais, ou gerenciar resíduos, a proposta é circular o valor dos materiais como nutrientes em sistemas inteligentes, integrados e intencionais, que ajudem a não apenas preservar, mas regenerar os sistemas naturais.

E não é só isso. Ao dissociar a prosperidade econômica e o bem-estar humano do consumo crescente de novos recursos, a economia circular abre novas oportunidades para pequenos e grandes atores, gerando inovação e ganhos ambientais, sociais e financeiros.

A economia circular oferece uma oportunidade econômica de US$ 4,5 trilhões reduzindo o desperdício, estimulando a inovação e criando empregos.

World Resources Institute, 2021

Se você quer participar desse grande movimento, e oferecer para o mundo um produto ou serviço com efeitos positivos, nós queremos te ajudar!

Quem somos

A Ideia Circular é uma iniciativa pioneira de educação e comunicação para a economia circular.

Fundada em 2015 por Léa Gejer e Carla Tennenbaum, apoia profissionais, empresas e iniciativas na construção de um futuro saudável e positivo, a partir de critérios claros e inspiração para o desenho de produtos e processos inovadores e circulares.

Pra quem é?

O curso é para qualquer pessoa que se interessa por sustentabilidade e inovação, e quer ter contato com uma visão positiva e critérios claros para guiar as decisões nos seus projetos e no seu dia a dia.

Mas ele é especialmente essencial se você trabalha em alguma dessas frentes:

Criadores e produtores

designers, produtores, engenheiros, arquitetos, artesãos, empreendedores

Você desenvolve produtos concretos, e precisa de clareza de critérios para orientar a escolha de materiais e processos

Consultores e gestores

profissionais da área ambiental ou empresarial

Você quer se especializar em economia circular e ter acesso a uma metodologia transformadora para aplicar nos projetos da sua empresa ou dos seus clientes

Multiplicadores

educadores, comunicadores, pesquisadores, líderes comunitários

Você quer participar ativamente da comunicação e expansão do pensamento circular, e oferecer uma visão positiva e inspiradora para o seu público ou seus alunos 

Pessoas em transição

Você está em um momento de transição de carreira (ou de vida!), e busca um novo norte para inspirar os seus próximos passos e encontrar um trabalho com propósito, que ajude a construir a mudança que você quer ver no mundo.

Qualquer pessoa consegue aplicar seu perfil, sua bagagem profissional na economia circular

Laís Luz Rodrigues Neto

mestre em Ciência dos Materiais

Esse assunto é um assunto do futuro. O futuro é circular, e se você quer ser um profissional capacitado, independente da área em que você atue, você vai ficar pra trás se não entender esse conceito.

Nathalia Hisse

Sales executive

O percurso:

O que você vai aprender – e aplicar!

O curso está estruturado em 3 módulos, compondo um percurso completo e um passo a passo para transformar seu produto, serviço ou projeto em um exemplo de inovação para a economia circular!

Você vai começar no primeiro módulo – ENTENDA – mergulhando nesse novo olhar circular, e identificando oportunidades de melhorar os produtos, sistemas e processos para a economia circular. No segundo módulo – DESENHE – você vai trabalhar sobre novos critérios para criar ou otimizar o seu projeto, trabalho e dia a dia para a economia circular. E, por fim, no terceiro módulo – TRANSFORME – você vai buscar novas conexões e planejar novos caminhos para a sua própria transformação circular.

UM NOVO OLHAR

No primeiro módulo – ENTENDA – você vai ganhar uma compreensão profunda e ao mesmo tempo prática sobre o pensamento circular.

Mais do que minimizar danos, gerenciar resíduos, ou tentar sustentar o que por definição não se sustenta, esse novo olhar vai te ajudar a pensar sobre novas bases: da quantidade à qualidade, da eficiência à efetividade, da escassez à abundância, da exploração à regeneração – e, é claro, do linear ao circular.

Para isso, ao longo das aulas e exercícios, você vai:

NOVOS CRITÉRIOS

No segundo módulo – DESENHE – você vai colocar a mão na massa no design circular do seu produto ou serviço.

Para isso, você vai conhecer novos critérios para guiar o desenvolvimento do seu projeto ou avaliar qualquer produto, sistema ou processo – o que faz muita falta quando se trata de produtos sustentáveis!

Os critérios são inspirados nos padrões da certificação Cradle to Cradle de produtos, e adaptados de forma muito cuidadosa à realidade brasileira.

Ao longo do módulo, você vai:

NOVAS CONEXÕES E NOVOS CAMINHOS

No terceiro módulo – TRANSFORME – você vai estruturar o seu projeto ou trabalho para a otimização contínua rumo à economia circular.

Aqui você vai ter acesso a duas ferramentas poderosas para planejar e potencializar essa transformação: a sua Rede Circular e o seu Mapa de Percurso.

Com esses dois exercícios práticos você vai:

E tem mais!

Você também vai ter acesso a aulas e conteúdos adicionais com convidados, explorando a economia circular relacionada a temas como:

  • políticas públicas,
  • modelos de negócios,
  • novas tecnologias e indústria 4.0,
  • inclusão social,
  • valorização dos catadores,
  • certificação de produtos, com a Christina Raab, ex-CEO do Cradle to Cradle Products Innovation Institute
  • e uma aula especial com o professor Michael Braungart, um dos criadores do Cradle to Cradle.

Como funciona,
e o que inclui?

Ao se inscrever no curso, você recebe nosso e-mail de boas-vindas e acesso à plataforma onde já pode assistir às primeiras aulas do módulo 1 – ENTENDA.

Os 3 módulos e os aulas adicionais vão sendo liberados progressivamente, compondo um percurso passo a passo – e, a partir daí, todo o conteúdo fica disponível para você ver e rever no seu ritmo, com 2 anos de acesso.

Você também pode baixar os áudios e as transcrições para ouvir e consultar sempre que quiser!

As aulas são organizadas em vídeos curtos, de 15 a 20 minutos, apresentando cada assunto de forma objetiva e didática, e trazendo muitas referências e recursos adicionais para você se aprofundar nos temas do seu interesse.

Você vai poder aplicar no seu projeto, negócio, ou em produtos do seu dia a dia os exercícios “mão na massa” que permeiam todo o curso.

Nesses exercícios, você vai trabalhar as suas intenções e desenhar o seu próprio percurso de transformação: vai avaliar onde está em relação aos critérios da economia circular, definir de forma positiva onde quer chegar, e criar um mapa de percurso para guiar o seu caminho até lá!

Você vai aprender fazendo, e consolidar toda a teoria de forma aplicada – por isso o curso se chama Economia Circular na Prática 😉

Você não está sozinha/o nesse percurso!

Além do acesso às aulas e exercícios, você vai poder participar de encontros ao vivo quinzenais para tirar suas dúvidas e se conectar diretamente com a Léa e a Carla, as fundadoras da Ideia Circular. Nesses encontros, você também vai se conectar com os outros participantes, seus novos companheiros nessa jornada, para compartilhar ideias, experiências, desafios e conquistas.

Alguns encontros de acompanhamento ao vivo vão ser durante o dia, e outros de noite, para garantir que o máximo de pessoas possam participar. Eles vão acontecer ao longo dos próximos 4 meses, a cada 15 dias – ou seja, são muitas oportunidades para você aproveitar!

Novidade!

Trabalhos em grupo e projetos colaborativos

Nesta edição, atendendo a sugestões das últimas turmas, vamos implementar um novo programa de trabalho colaborativo em grupos, promovendo ainda mais conexão e sinergia entre os participantes do curso!

Se você (ainda) não tem um projeto concreto para aplicar os exercícios do curso, vai poder colocar a mão na massa colaborando com quem já tem. E, se tiver, você vai se beneficiar da ajuda de outros participantes para otimizar ainda mais a aplicação prática dos exercícios no seu projeto.

Esse processo é opcional (ainda que recomendado ;)! Quando você entrar no curso, vai ter a opção de participar ou não, e ao longo das primeiras semanas e encontros vamos organizar os grupos para potencializar essa colaboração!

Veja quem já fez
e o que já transformou!

Desde 2018, centenas de profissionais já participaram do curso e criaram produtos ou negócios que são verdadeiros exemplos de inovação para a economia circular!

Aqui você conhece algumas dessas pessoas incríveis – e o que elas dizem sobre o curso!

divisor de águas

“Participei do curso da Ideia Circular durante a concepção da minha empresa, a Desembala, e ele foi um divisor de águas para alinhar o design do produto e do meu modelo de negócio como um todo!"

Cilene Monteiro

criadora da Desembala, marca de produtos de limpeza circulares premiada em 2022 pelo Design for a Better World!

conteúdo maravilhoso, prático e fácil

“O que mais me ajudou foi ter a rede por perto, saber que você não está sozinha.

Fora o conteúdo maravilhoso, prático e fácil. Ter a rede é um privilégio!”

Maria Mazzuchelli

sócia-fundadora da Parangolé - Crederes, que oferece produtos sustentáveis para festas

vale cada minuto!

“O curso vale cada minuto! Vocês desenvolvem um trabalho excelente e de muita qualidade.”

Francisco Sabbadini

Professor de Engenharia de Produção da UERJ, e coordenador do [laboratório de inovação e do] programa UERJ Circular

um dos melhores cursos que já fiz!

“Estando na área há bastante tempo desenvolvendo produtos circulares, posso dizer que o curso é a melhor e mais bem embasada referência do país para quem quer ir fundo nos conceitos da economia circular.

Só tenho elogios, foi um dos melhores cursos que já fiz!”

Vinicius Villas Boas

engenheiro, criador da Dinâmica Bicicletas (as bicicletas mais circulares do Brasil!)

muito transformador!

“Pra mim foi muito transformador! Ampliou minha visão sobre economia circular e ao mesmo tempo trouxe muita estrutura: como eu ponho em prática? Qual é o meu próximo passo?

Eu estou muito feliz de ter feito o curso, de ter feito essa escolha"

Adriana Tubino

sócia-fundadora da Revoada, marca inovadora de moda sustentável e circular

extrema importância

“O curso é absolutamente recomendável, porque ele é claro, objetivo, inteligente, sensível, e proporciona conexão entre pessoas de diferentes áreas.

Tudo que eu aprendi tem sido de extrema importância pra construir novos projetos tendo em vista esse ponto final da circularidade.”

Jackson Araújo

comunicador e criador da Trama Afetiva, uma experiência colaborativa de upcycling de resíduos têxteis

O caminho é seu 😉

Importante!

A premissa do curso é oferecer um passo a passo para transformar seu produto, serviço ou projeto em um exemplo de inovação para a economia circular. Mas é claro que a gente não pode garantir esse resultado só pela participação no curso: até onde você vai chegar vai depender do seu desejo e perseverança em trabalhar por essa transformação, e das condições sistêmicas do mercado em que você atua.

Ao longo do curso você vai encontrar critérios para guiar as suas escolhas, exercícios de aplicação passo a passo e acompanhamento ao vivo para as suas dúvidas e desafios – mas quem vai trilhar esse caminho é você! Temos a alegria e a honra de ter contribuído para os projetos de muitos participantes do curso, que atualmente são verdadeiros estudos de caso em diversas áreas. Mas é claro que o mérito é deles, assim como o mérito pelos seus resultados vai ser todo seu!

Quem conduz

Léa Gejer

Léa Gejer é arquiteta e urbanista apaixonada por economia circular, design circular e Cradle to Cradle. Juntamente com o seu trabalho de comunicação e educação na Ideia Circular, fundou a Flock em 2013, onde, em parceria com o Prof. Michael Braungart, trabalhou na implementação do Cradle to Cradle em empresas e produtos.

Além disso, liderou projetos de regeneração urbana, e projetou e construiu a Casa Circular – o primeiro edifício circular na América do Sul. Recentemente, recebeu o prêmio de “altamente recomendada” como Liderança em Economia Circular (The Circulars 2019 – Fórum Econômico Mundial e Fórum de Jovens Líderes Globais), e fez parte do Grupo de Liderança para Economia Circular no Solve – MIT (Massachusetts Institute of Technology) 2019-2020.

Léa é arquiteta e urbanista pela UNICAMP, mestre em gestão ambiental urbana pela Wageningen University (Holanda), com especialização em Cradle to Cradle no ambiente construído, e doutoranda no programa de Arquitetura, Tecnologia e Cidades da Unicamp.

Carla Tennenbaum

Carla Tennenbaum é artista plástica e designer, com trabalhos premiados pela UNESCO, Fundação do Design Latino-Americano, SEBRAE, Artemisia Negócios Sociais e International Youth Foundation.

Há mais de 15 anos atua também como comunicadora e facilitadora criativa, ajudando empresas, organizações e pessoas a criarem produtos e sistemas inovadores a partir dos princípios da economia circular e do design Cradle to Cradle. Em 2015, co-fundou a Ideia Circular para inspirar e apoiar cada vez mais iniciativas circulares brasileiras. Participa da rede IDIN – International Development Innovators Network, do MIT, e foi membro do júri de economia circular do Ocean Plastics Innovation Challenge da National Geographic (2019).

Carla é bacharel em História pela Universidade de São Paulo, estudou design de objetos com Humberto e Fernando Campana, foi uma das co-fundadoras do grupo notechdesign, e se especializou em Design para Sustentabilidade pela Gaia Education.

Nossa abordagem:

Cradle to Cradle (do berço ao berço)

Escolhemos a abordagem Cradle to Cradle, por ser a mais transformadora e ao mesmo tempo prática, e já adotada em diversos setores industriais e governamentais – além de termos a experiência de anos trabalhando diretamente com um de seus criadores, o professor Michael Braungart, representando sua agência no Brasil.

Ainda que quando começamos a falar sobre isso, o assunto era praticamente desconhecido no Brasil, nos últimos anos a economia circular vem sendo cada vez mais divulgada por empresas e meios de comunicação – mas nem sempre de forma qualificada.

São muitas abordagens, e algumas bastante superficiais, confundindo o termo com reciclagem, ou com propostas que repetem soluções já conhecidas de eficiência ou gestão de resíduos.

Já a nossa abordagem é fundamentada no pensamento Cradle to Cradle – do Berço ao Berço, reconhecido como uma das principais bases teóricas e práticas da economia circular. O Cradle to Cradle traz princípios e critérios claros e inovadores para criar sistemas circulares intencionais e efetivos, em que cada passagem de ciclo se torna um novo ‘berço’ para determinado material ou produto.

A metodologia, que hoje é também uma certificação, já foi adotada em milhares de produtos e por empresas como Herman Miller, Saint Gobain, C&A e Shaw, e inspirou edifícios como a Sustainabilty Base da NASA, a planta industrial da Ford River Rouge e a Casa Circular, além do desenvolvimento urbano de regiões da China, Holanda e Dinamarca.

Pelos resultados já alcançados por esses e muitos outros projetos inovadores, o Cradle to Cradle vem sendo considerado globalmente como uma ferramenta poderosa e efetiva para desenvolver, otimizar e avaliar produtos e iniciativas para a economia circular.

Michael Braungart

co-autor do Cradle to Cradle

Léa Gejer

co-fundadora da Ideia Circular

Ao longo do curso, você vai dominar – e aplicar – os princípios e critérios da metodologia Cradle to Cradle, apresentados de forma didática e cuidadosamente adaptada para a realidade brasileira.

Qual é o investimento?

12x de
R$239,23
ou R$ 2.397,00 à vista

O valor da inscrição pode ser pago à vista com desconto (por pix, cartão ou boleto) ou parcelado em até 12 vezes (apenas no cartão de crédito). Ao clicar no botão de compra, você chega a uma página de check-out 100% segura, em que pode escolher o número de parcelas que melhor se adapta ao seu orçamento.

As inscrições estão abertas! (só até terça-feira, 07/02)
dias
hrs
min
secs

O curso é um investimento valioso em você, e no seu negócio ou projeto.

Você vai ter acesso a princípios, critérios e exercícios, que vão te ajudar a tomar decisões melhores, economizando tempo, energia e também dinheiro. Ao participar do curso, você vai poder direcionar o seu negócio e seus investimentos para estratégias mais efetivas e inovadoras, posicionar seu produto, serviço ou negócio à frente do mercado, além de contribuir ativamente para essa grande transformação circular!

"Pra mim o curso valeu cada centavo! Eu tenho certeza que vou agregar ao meu trabalho muito mais do que gastei nele."

Ester Ribeiro

Engenheira Ambiental

“O curso trouxe informações sobre Economia Circular de forma clara e sem enrolação. Um excelente custo benefício!"

Paula Tavares

Bióloga - mestrado em Sustentabilidade

“Você tá fazendo um investimento que vai na verdade abreviar uma busca, porque você vai chegar em resultados mais rápidos pra saber o que você precisa”

Pedro Rivas

Professor ESPM (Cultura, Comunicação e Sustentabilidade)

“Já tinha lido muito sobre o tema, queria aprofundar e achei esse curso ideal. Valeu muito a pena o investimento 🙂"

Joana Campos Silva

FashionMakers.pt

Garantia de reembolso

Você tem 15 dias a partir da compra para assistir às aulas e fazer os exercícios do primeiro módulo. Se não gostou da nossa abordagem, ou por qualquer motivo achou que não é para você, é só falar que a gente devolve o valor integral que você pagou.

Bônus por tempo limitado!

(para inscrições até dia 05/02)

WORKSHOP EXTRA AO VIVO

Como comunicar a circularidade dos materiais e produtos?

Em tempos de greenwashing e propagandas enganosas, fica difícil saber no que acreditar, e isso tem gerado muitas dúvidas e ceticismo quanto a produtos divulgados como “verdes”, “ecológicos”, ou, mais recentemente, também “circulares”.

Nesse workshop bônus ao vivo, você vai explorar alguns princípios básicos para nortear uma comunicação efetiva e transparente, e analisar conjuntamente alguns rótulos de produtos, embalagens e ações de marketing, com exemplos do que fazer – e do que não fazer!

O workshop vai ser valioso tanto para quem desenvolve produtos, serviços e embalagens, quanto para quem quer mais clareza como consumidor ou usuário para nortear as escolhas do dia a dia.

dias
horas
mins
secs

Ele vai acontecer em abril, como uma sessão extra do curso, e você garante o seu lugar se inscrevendo até o dia 5/2!

Dúvidas frequentes

Você tem 2 anos de acesso ilimitado às aulas! Dá para você fazer no seu tempo, dentro das suas possibilidades. As aulas são curtas (10 a 20 minutos) e ficam disponíveis na nossa plataforma para você ver e rever quando quiser.

Olha o que quem já fez tem a dizer sobre isso:

A parte ao vivo dura 15 semanas, com encontros ao vivo e suporte para as suas dúvidas. Mas se por qualquer motivo você não conseguir acompanhar durante esse período, você ainda tem 2 anos de acesso livre para assistir todas as aulas e fazer os exercícios no seu ritmo.

O curso é 100% online, e você tem total flexibilidade para criar seus próprios horários. Você tem acesso às aulas e exercícios na nossa plataforma, e pode seguir no seu ritmo. Vamos fazer encontros ao vivo quinzenais, mas eles são opcionais – e vão ficar disponíveis também por um tempo na plataforma para você assistir depois se não puder estar online naquele dia.

As aulas têm de 15 a 20 minutos de duração, e o tempo para realizar os exercícios “mão na massa” vai depender do seu projeto e do quanto você quer ir fundo neste momento. Para acompanhar com os outros participantes neste período inicial, estimamos uma carga semanal de 2 horas.

Lembrando que você tem a liberdade de assistir e fazer os exercícios no seu ritmo, ao longo dos próximos 2 anos.

Sim, como curso profissionalizante. Quando você tiver completado 80% das aulas pode pedir o seu certificado de conclusão.

Cada aula tem um espaço para comentários, onde você pode deixar suas questões e feedback, e ler os de quem já assistiu. Também vamos fazer encontros ao vivo para conversar, trocar experiências e tirar outras dúvidas que forem surgindo ao longo do curso.

Sim!

Além de tirar suas dúvidas com a Carla e a Léa, você vai poder se conectar ao vivo e trocar ideias e experiências com suas companheiras e companheiros de jornada em encontros ao vivo quinzenais (via Zoom).
Também vai ter a opção de participar de um novo programa de trabalho colaborativo, e trabalhar diretamente com outras pessoas para receber – ou oferecer – ajuda na aplicação dos exercícios do curso em projetos concretos

Essa troca tem um valor imenso!

O grande foco do curso é a aplicação! (por isso ele se chama Economia Circular na Prática 🙂 Ao longo de todas as aulas, você vai ver exemplos específicos do que está sendo tratado, e conhecer estudos de caso de projetos e produtos brasileiros e internacionais que já estão aplicando esses princípios com resultados positivos e inspiradores. Além disso, todo o percurso traz exercícios ‘mão na massa’, para que você possa aplicar as ideias em projetos e problemas reais. Olha o que quem já fez fala sobre isso:
O curso traz um percurso didático e um olhar transformador para qualquer pessoa, independente da sua área de atuação. Lembrando que o caminho para uma economia circular depende de uma grande rede de atores, de governos a empresas e vários tipos de organizações – e de pessoas que atuam em cada uma dessas instâncias! Ao longo do curso, você tem acesso a diversos exercícios “mão na massa” para identificar oportunidades de aplicação dessa ideia nos seus projetos, e quais podem ser seus próximos passos concretos. Olha o que quem já fez falou sobre isso:
Ótimo! Muita gente já passou pelo curso nesse momento de transição e contou que foi muito fértil e trouxe inspiração para novos projetos e movimentos pessoais e profissionais. Olha aqui o que quem já fez disse sobre isso:
Nenhuma hora é melhor que agora! Olha o que quem já participou tem a dizer:

Ficou com alguma dúvida?

manda pra gente!

Mais depoimentos

minha visão sobre economia circular mudou totalmente!

“Tenho pelo menos 20 anos de experiência na área de logística reversa.

O curso me trouxe grandes transformações no entendimento e direcionamento das ações, projetos e atitudes diante do tema.

Minha visão sobre economia circular mudou totalmente!

Adorei tudo. Especialmente a clareza e domínio sobre o assunto, a apresentação de fundamentos e a possibilidade de desenvolver um projeto ao longo do curso.”

João Salles Neto

consultor empresarial (J.Salles Consultoria)

uma nova lente

"É uma nova lente que eu coloquei na minha vida, e que eu olho pra tudo, tanto pessoal quanto profissional.

É uma forma de pensar mesmo, de atuar no mundo, que o curso da Ideia Circular tem me proporcionado.”

Silvia Kohek

gestora de projetos da Revoada

superou todas as minhas expectativas

“O curso foi um divisor de águas para mim como profissional de design. Já vi o escopo de vários cursos, mas o de vocês…… me surpreendeu!

Nunca vi um curso tão completo, com uma visão tão ampla. Superou todas as minhas expectativas!

Cristina Macedo

designer da AC Design

qualidade incrível

"O curso é de uma qualidade incrível!

Ele me trouxe não só o entendimento mais profundo do que é a economia circular, mas me deu uma metodologia prática, realmente de como aplicar isso no meu negócio.

Emmanuelle Tognani

designer e criadora da Alchemicka

As inscrições estão abertas! (só até terça-feira, 07/02)
dias
hrs
min
secs
Compartilhe nas suas redes