O microplástico é consumido pelas pessoas, ficando alojado no corpo humano antes de ser eliminado no meio ambiente. Essa é uma das constatações da pesquisa realizada pela Orb Media, organização jornalística sem fins lucrativos sediada em Washington.
Em uma única garrafa de água, os pesquisadores encontraram milhares de partículas microscópicas de plástico. As amostras foram obtidas em 19 locais provenientes de nove países, que pertencem a cinco continentes.
No Brasil, foram realizados testes em mais de 250 garrafas de 11 marcas líderes de mercado. A contaminação revelada é causada por plásticos variados como polipropileno, náilon e tereftalato de polietileno (PET).
Para Jane Muncke, diretora-gerente do Fórum de Embalagem de Alimentos, organização de pesquisa sediada em Zurique, é provável que o microplástico esteja nos tecidos do corpo humano. Relatório de 2016 da União Europeia sobre a presença de plásticos em frutos do mar indicou que o intestino humano excreta até 90% do microplástico consumido.
Clique aqui para ler a reportagem completa da Folha de S. Paulo.