O que é Cradle to Cradle?

O que significa Design C2C? E a expressão ‘do berço ao berço’?

 

​E qual a relação com a Economia Circular?

 

Leia o texto abaixo e entenda um pouco mais sobre o Cradle to Cradle.

 

​Você encontra mais informações em nosso guia Os 3 Princípios da Inovação do Berço ao Berço.

 

C2C é a abreviação de Cradle to Cradle, que em inglês quer dizer ‘do berço ao berço’.  Essa expressão foi título de um livro-manifesto publicado em 2002 pelo arquiteto americano William McDonough e pelo engenheiro químico alemão Michael Braungart, que veio a se tornar uma das obras mais influentes do pensamento ecológico mundial. (No Brasil, o livro foi publicado em 2014 pela editora Gustavo Gilli, com o título Cradle to Cradle – Criar e reciclar ilimitadamente). O pensamento ‘do Berço ao Berço’ surge em oposição à ideia de que a vida de um produto deve ser considerada ‘do berço ao túmulo’ – uma expressão usada na análise de ciclo de vida para descrever o processo linear de extração, produção e descarte. Para uma indústria C2C, a ideia central é que os recursos sejam geridos em uma lógica circular de criação e reutilização, em que cada passagem de ciclo se torna um novo ‘berço’ para determinado material. Dessa forma, o modelo linear é substituído por sistemas cíclicos, permitindo que recursos sejam reutilizados indefinidamente e circulem em fluxos seguros e saudáveis – para os seres humanos e para a natureza.

 

Segundo essa concepção, o design industrial deve processar de forma diferenciada os nutrientes biológicos – materiais biodegradáveis que devem voltar de forma segura ao meio ambiente – e os nutrientes técnicos – recursos que não são produzidos de forma contínua pela biosfera, como metais e plásticos, que seriam aproveitados continuamente em processos industriais, sem perda de qualidade – o que chamamos de upcycle, ou superciclagem.

 

O processo C2C também é pioneiro na distinção entre medidas eficientes – medidas de redução, minimização e compensação, prevalentes nas estratégias de sustentabilidade atuais – e medidas efetivas, que visam não apenas minimizar os danos, mas também otimizar os ganhos em direção a um impacto positivo. Como propõem os autores, ser ‘menos mau’ não é o mesmo que ser bom.

Em um sistema industrial Cradle to Cradle, portanto, ao invés de se pensar em termos de gestão ou redução de resíduos, elimina-se a própria ideia de lixo. E isso não significa um mundo de racionamento, eficiência e minimização. Pelo contrário: se produtos, fábricas e cidades são criados de forma inteligente desde o início, não é necessário pensar em termos de desperdício ou contaminação. Esse conceito de design integrado propõe um futuro de abundância, e não de escassez.

 

A metodologia já foi adotada por empresas como Puma, Philips e Alcoa, e inspirou edifícios como a Sustainabilty Base da NASA e a planta industrial da Ford River Rouge, além do desenvolvimento urbano de regiões da China, Holanda e Dinamarca. A partir dos resultados obtidos,  o C2C tem sido considerado uma ferramenta poderosa para a construção de uma Economia Circular – inspirada no entendimento de que a lógica cíclica é a única que pode se sustentar a longo prazo em nosso planeta.

como aplicar esta ideia?

os 3 princípios

do design circular
cradle do cradle

Entre as origens da Economia Circular destaca-se a metodologia de design Cradle to Cradle (C2C), ou do Berço ao Berço. Preparamos este material de introdução aos 3 princípios básicos da inovação circular C2C.

Faça o download e veja como utilizar esses princípios para a criação de produtos e sistemas efetivos e circulares.

quero conhecer os 3 princípios

Ciclo biológico e Ciclo técnico

 

O design do Berço ao Berço / Cradle to Cradle (C2C) define uma estrutura para a criação de produtos e processos industriais inspirados em métodos naturais, possibilitando a constituição de sistemas cíclicos de fluxos de materiais seguros e saudáveis para os seres humanos e para a biodiversidade.

 

Dentro desse sistema, materiais são criados e empregados de forma a diferenciar entre a biosfera e a tecnosfera, criando assim dois ciclos industriais distintos. Os materiais otimizados para o Ciclo biológico são biodegradáveis ou obtidos a partir de matéria vegetal, e retornam seu valor como nutrientes biológicos de forma segura e positiva para os ecossistemas que vêm a alimentar. Já materiais otimizados para o Ciclo técnico são denominados nutrientes técnicos e utilizados de modo que circulem em ciclos industriais fechados – especialmente aqueles que não são produzidos de forma contínua pela biosfera (não-renováveis), como metais ou plásticos. Enquanto no sistema atual de produção esses materiais são usados apenas uma vez (ou algumas vezes, se reciclados através de técnicas convencionais) para então serem incinerados ou descartados em aterros sanitários, o Design C2C  – e Economia Circular – propõem que eles alimentem continuamente a geração de novos produtos.

 

A metodologia C2C – e a  Economia Circular, que adota esse princípio como fundamentação de seu modelo produtivo – propõe que as empresas fabricantes de produtos do ciclo técnico considerem migrar do modo atual de venda para um modelo de arrendamento (leasing), locação ou compartilhamento, o qual traz inúmeras vantagens tanto na gestão circular de recursos e materiais quanto na fidelização do relacionamento com o cliente. Isto também se torna interessante para o usuário, uma vez que produtos sujeitos ao rápido avanço tecnológico já são projetados considerando suas futuras atualizações, e substituídos pelos últimos modelos sem que o cliente tenha que comprar um novo aparelho e preocupar-se com o descarte do antigo.

gostou? compartilhe!
Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Quer saber mais sobre economia circular, design circular e cradle to cradle?

 

Oferecemos um treinamento 100% online, com instrumentos e exercícios para você aplicar esse conhecimento nos seus projetos e produtos.
Fique sabendo quando abrirmos as inscrições!

Ebook
os 3 princípios
do design circular cradle to cradle
receber PDF
close-link
download do manifesto
o lixo é um erro de design
receber PDF
close-link
fique sabendo
sobre novos conteúdos, oportunidades e eventos relacionados à Economia Circular no Brasil e no mundo.
cadastrar
close-link
Curso online
Quer saber mais sobre economia circular, design circular e cradle to cradle?
Oferecemos um treinamento 100% online que aborda todos esses assuntos em profundidade, trazendo instrumentos e exercícios para você aplicar esse conhecimento nos seus projetos.

Cadastre-se para ficar sabendo quando abrirmos as inscrições!

 
quero ficar sabendo!
close-link
fique sabendo
sobre novos conteúdos, oportunidades e eventos relacionados à Economia Circular no Brasil e no mundo.
cadastrar
close-link
download do case / pdf
remaster
receber PDF
close-link
download do case / pdf
ecovative
receber PDF
close-link
download do case / pdf
fibraresist
receber PDF
close-link
download do case / pdf
gugler
receber PDF
close-link
download do case / pdf
oka
receber PDF
close-link
download do case / pdf
shaw
receber PDF
close-link
relatório
Economia Circular
no Festival Path 2018
receber relatório
close-link
teste cadastro posts
Cadastrar
close-image