Casa Circular mostra na prática o que é um edifício circular

Casa Circular mostra na prática o que é um edifício circular

A primeira Casa Circular é um edifício que fica em Pinheiros, bairro da cidade de São Paulo, e que foi pensada de acordo com os critérios da economia circular, além de ser inspirada no design Cradle to Cradle. Desde o projeto até a construção finalizada no ano passado, houve cuidado para que os produtos empregados pudessem continuar circulando de forma segura e saudável tanto para a natureza quanto para os seres humanos.

Nos últimos dias, você acompanhou aqui no blog uma série de posts sobre a economia circular na construção civil. Você já viu, por exemplo, que as construções devem ser encaradas como bancos de materiais que podem ser reaproveitados nos próximos ciclos de uso.

As diferenças entre a Casa Circular, um ateliê de 30 metros quadrados, e uma construção tradicional são muitas. Como primeiro passo do design circular, a preocupação com a concepção do produto, ou seja, nesse caso específico, o projeto de arquitetura e planejamento da obra, é a etapa mais importante de todo o processo. Para que esse trabalho fosse bem-sucedido, as profissionais buscaram materiais e sistemas disponíveis no mercado que seguissem critérios ou princípios da economia circular e do Cradle to Cradle. A montagem do edifício foi feita com painéis de woodframe, uma técnica construtiva modular, com componentes pré-fabricados, o que permite a customização, bem como ampliações e reduções, ou ainda o desmembramento dos materiais para que sejam transformados em novos produtos e tenham assim novas utilizações. Não foram utilizadas resinas que emitem gases tóxicos, nem colas ou argamassa, o que permite que cada material possa retornar ao seu ciclo de forma saudável.

Crédito: Matheus Matta

Outro objetivo da Casa Circular foi obter a máxima iluminação natural possível. Como forma de otimizar os recursos renováveis, a iluminação natural foi explorada a partir da implantação no terreno e no próprio projeto da casa. Desta forma, a luz artificial só precisa ser usada à noite. O uso de ventilação natural também foi bastante aplicado na construção, o que evita o uso de ventilador ou ar-condicionado. As aberturas verticais, como portas e janelas, ao lado das zenitais, como sheds e tubos de luz no teto, além de proporcionarem luz indireta, funcionam como um sistema de chaminés para o ar quente, que sobe pela disposição termodinâmica da construção em uma espécie de ar-condicionado natural. A água que abastece o ateliê é captada da chuva, e o efluente é tratado por meio de círculo de bananeiras plantado próximo à construção. A própria bananeira filtra novamente a água, que retorna de forma segura ao sistema.

Crédito: Matheus Matta

Mais importante que do que os materiais serem reciclados é que eles sejam recicláveis – ou seja, tenham essa possibilidade – em novos ciclos. Nesse projeto, há diversos exemplos que mostram a reutilização dos materiais. A fundação foi feita com pneus usados e brita. Clique aqui para assistir ao vídeo que mostra esse trabalho. Os fechamentos externos são de madeira advinda de outra construção. Antes de fazer parte desta nova construção, a madeira foi usada como fôrma de concreto.

O planejamento é importante para que seja possível obter a otimização contínua dos recursos. Apenas no desenho e planejamento, a etapa de concepção do projeto, ou seja, do design circular sobre a qual já falamos no blog, consumiu três meses de trabalho. Na pré-produção da construção, outros 15 dias. Por fim, a montagem durou apenas dez dias. As etapas que envolvem a construção foram finalizadas rapidamente, com clareza de prazos e custo pré-definido – sem sustos no fim da obra. Não houve produção de lixo – na economia circular, o lixo é um erro de design –, o que significa que não foi utilizada caçamba por não haver geração de resíduos. E tem uma grande vantagem: a Casa Circular pode ser desmontada a qualquer momento e remontada em outro local. Vale a pena conferir o vídeo que mostra a montagem.

Crédito: Matheus Matta

O projeto reflete a busca constante das arquitetas Léa Gejer, do escritório de arquitetura e consultoria Flock e também sócia da Ideia Circular, e Katia Sartorelli Veríssimo, da Okna Arquitetura, por uma alternativa viável ao modo de habitar o planeta. O exercício é de pensar as construções para além da sua forma e função. Esses locais devem ser saudáveis, circulares e efetivos, um caminho para a abundância e não para a escassez.

 

Quer saber mais sobre economia circular, design circular e cradle to cradle? Vamos oferecer um treinamento 100% online que abordará todos esses assuntos em profundidade, trazendo instrumentos e exercícios para você aplicar esse conhecimento nos seus projetos. Clique aqui para ficar sabendo quando abrirmos as inscrições!

gostou? compartilhe!
Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Ideia Circular
contato@ideiacircular.com

Deixe um comentário

Quer saber mais sobre economia circular, design circular e cradle to cradle?

 

Oferecemos um treinamento 100% online, com instrumentos e exercícios para você aplicar esse conhecimento nos seus projetos e produtos.
Fique sabendo quando abrirmos as inscrições!

Ebook
os 3 princípios
do design circular cradle to cradle
receber PDF
close-link
download do manifesto
o lixo é um erro de design
receber PDF
close-link
fique sabendo
sobre novos conteúdos, oportunidades e eventos relacionados à Economia Circular no Brasil e no mundo.
cadastrar
close-link
Curso online
Quer saber mais sobre economia circular, design circular e cradle to cradle?
Oferecemos um treinamento 100% online que aborda todos esses assuntos em profundidade, trazendo instrumentos e exercícios para você aplicar esse conhecimento nos seus projetos.

Cadastre-se para ficar sabendo quando abrirmos as inscrições!

 
quero ficar sabendo!
close-link
fique sabendo
sobre novos conteúdos, oportunidades e eventos relacionados à Economia Circular no Brasil e no mundo.
cadastrar
close-link
download do case / pdf
remaster
receber PDF
close-link
download do case / pdf
ecovative
receber PDF
close-link
download do case / pdf
fibraresist
receber PDF
close-link
download do case / pdf
gugler
receber PDF
close-link
download do case / pdf
oka
receber PDF
close-link
download do case / pdf
shaw
receber PDF
close-link
relatório
Economia Circular
no Festival Path 2018
receber relatório
close-link
teste cadastro posts
Cadastrar
close-image