5 iniciativas internacionais que promovem a economia circular na indústria têxtil

5 iniciativas internacionais que promovem a economia circular na indústria têxtil

Em diversos países, surgem iniciativas de economia circular com potencial para transformar a indústria têxtil. Na semana passada, você leu que essa indústria deve passar por uma crise a partir de 2030, com queda anual da lucratividade. Basicamente, os motivos para isso giram em torno da inviabilidade de um modelo de produção baseado na economia linear.

Confira abaixo cinco iniciativas importantes no mundo inteiro.

1) Fashion for Good

O modelo positivo para a indústria da moda defendido pelo movimento Fashion for Good está ancorado em cinco fatores inspirados nos cinco critérios Cradle to Cradle para avaliação de produtos: bons materiais, boa economia, boa energia, boa água e boas vidas. O que isso quer dizer exatamente?

– Bons Materiais: saudáveis, seguros e criados para reutilização e reciclagem;

– Boa Economia: circular e voltada para o compartilhamento – conceito de produto de serviço – a fim de beneficiar toda a cadeia;

– Boa Energia: limpa e renovável;

– Boa Água: limpa e disponível para todos;

– Boas Vidas: condições de vida e de trabalho que sejam justas, seguras e dignas.

O Fashion for Good está sediado em Amsterdam. A cidade também hospeda seu coworking, cujo objetivo é reunir empresas dedicadas à economia circular. A iniciativa produz materiais abertos para todos, como o Guia de Moda Positiva, que dá dicas de como as marcas de roupa podem abraçar os princípios de economia circular.

2) Global Change Award

Realizado todos os anos pela fundação H&M, o concurso é um dos mais importantes voltados para a inovação na indústria têxtil. O objetivo é encontrar projetos que tenham potencial de tornar circular a indústria da moda, ajudando assim a proteger o planeta e as condições de vida. Os cinco mais inovadores dividem prêmio de um milhão de dólares.

Neste ano, a empresa Crop-A-Porter, dos Estados Unidos, foi a vencedora com a produção de tecido ou biofibra a partir das sobras das plantações de cana-de-açúcar, banana e abacaxi. O processo é de baixo custo e, de quebra, resulta em uma renda adicional para os agricultores.

O segundo lugar ficou com a Swerea, que criou a inovação The Regenerator – O Regenerador na tradução para o português. A reciclagem de tecido é algo tradicionalmente difícil, especialmente dos materiais que contenham poliéster e algodão.

Para mudar essa situação, a Swerea criou uma solução inovadora que transforma o tecido descartado em algo valioso sem prejudicar o meio ambiente. A tecnologia do Regenerador envolve o uso de um produto químico amigo do meio ambiente – ou seja, não nocivo para a natureza – que separa e regenera as combinações ou misturas que possuam algodão e poliéster. O resultado é a obtenção de uma fibra têxtil pronta para uso.

3) Sustainable Fashion Awards

Esse é um concurso promovido pelo site Jak&Jil, que está presente em dez países, com o tema “moda sustentável”. Voltada para profissionais e marcas de moda, a ação busca projetos completos e engajados na busca por métodos mais éticos e sustentáveis de produção. Conceitos como durabilidade dos produtos, reciclagem de materiais, estímulo do comércio local e preservação do meio ambiente devem ser trabalhados pelos concorrentes.

Um júri formado por voluntários de diferentes partes do mundo avalia os projetos enviados, que concorrem a um prêmio no valor de 6 mil dólares – metade dessa quantia direcionada para uma das ONGs participantes do concurso, de acordo com a escolha do vencedor.

As inscrições estão abertas até o dia 31 de agosto e podem ser feitas aqui.

4) Implementando um modelo circular

Essa premiação é oferecida pelo Instituto C&A, que busca modelos de negócio inovadores baseados na economia circular. Os projetos aprovados serão estimulados por um fundo formado por 1,5 milhão de euros.

Na proposta deste ano, cujo prazo para envio de projetos se encerrou em fevereiro, o Instituto reconhece a necessidade de mudança no conceito de propriedade. “As roupas e as matérias-primas passam a ser fornecidas como um serviço e deixam de ser vistas como um produto a ser rapidamente descartado”, de acordo com o texto disponível no site da instituição.

5) Fashion Revolution

Um movimento global que celebra a moda como uma influência positiva, sem se esquecer de condenar as práticas da indústria que sejam nocivas ao meio ambiente e às pessoas. O objetivo é mostrar que a mudança é possível, encorajando quem faz parte da indústria a criar um futuro mais ético e sustentável para a moda. A Semana Fashion Revolution ocorre neste mês de abril em São Paulo entre os dias 23 e 29 – a Ideia Circular estará presente no dia 28, na mesa redonda sobre Moda Circular e Gestão de Resíduos.

Tão importante quanto motivar as pessoas é pressionar a indústria por transparência. Nesse processo, para o movimento, uma questão fundamental deve ser feita pelos consumidores: quem fez minhas roupas? Por meio dessa pergunta simples, as pessoas refletem sobre a procedência das suas roupas. Com mais cidadãos exigindo que as marcas respondam a essa pergunta sobre quem fez suas roupas, o Fashion Revolution acredita que o movimento pode tornar a indústria mais transparente.

De acordo com o movimento Fashion Revolution:

– Apenas 32 de 100 marcas divulgam suas listas de fornecedores;

– Apenas 14 de 100 marcas divulgam os locais (as fábricas) de produção das suas roupas;

– Nenhuma marca divulga detalhes dos fornecedores de matéria-prima

Quer saber mais sobre economia circular, design circular e cradle to cradle? Vamos oferecer um treinamento 100% online que abordará todos esses assuntos em profundidade, trazendo instrumentos e exercícios para você aplicar esse conhecimento nos seus projetos. Clique aqui para ficar sabendo quando abrirmos as inscrições!

gostou? compartilhe!
Share on Facebook
Facebook
Share on Google+
Google+
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Ideia Circular
contato@ideiacircular.com

Deixe um comentário

Quer saber mais sobre economia circular, design circular e cradle to cradle?

 

Oferecemos um treinamento 100% online, com instrumentos e exercícios para você aplicar esse conhecimento nos seus projetos e produtos.
Fique sabendo quando abrirmos as inscrições!

Ebook
os 3 princípios
do design circular cradle to cradle
receber PDF
close-link
download do manifesto
o lixo é um erro de design
receber PDF
close-link
fique sabendo
sobre novos conteúdos, oportunidades e eventos relacionados à Economia Circular no Brasil e no mundo.
cadastrar
close-link
Curso online
Quer saber mais sobre economia circular, design circular e cradle to cradle?
Oferecemos um treinamento 100% online que aborda todos esses assuntos em profundidade, trazendo instrumentos e exercícios para você aplicar esse conhecimento nos seus projetos.

Cadastre-se para ficar sabendo quando abrirmos as inscrições!

 
quero ficar sabendo!
close-link
fique sabendo
sobre novos conteúdos, oportunidades e eventos relacionados à Economia Circular no Brasil e no mundo.
cadastrar
close-link
download do case / pdf
remaster
receber PDF
close-link
download do case / pdf
ecovative
receber PDF
close-link
download do case / pdf
fibraresist
receber PDF
close-link
download do case / pdf
gugler
receber PDF
close-link
download do case / pdf
oka
receber PDF
close-link
download do case / pdf
shaw
receber PDF
close-link
relatório
Economia Circular
no Festival Path 2018
receber relatório
close-link
teste cadastro posts
Cadastrar
close-image